quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Grandes nomes da MPB atracam no Porto da Música














No ano em que se comemora o cinqüentenário da Bossa Nova, o Festival de Música de Itajaí chega a sua 11ª edição. De 06 a 13 de setembro, grandes nomes da música fazem de Itajaí, Santa Catarina, o porto da música. Zélia Duncan (06), Cláudio Dauelsberg “PianOrquestra” (07), Rabo de Lagartixa (08), Barbatuques (09), Jair Rodrigues (10), Francis Hime (11), Fátima Guedes (12) e Roupa Nova (13) compõem a Mostra Nacional do 11º Festival de Música de Itajaí.

Já as Oficinas do Festival de Música de Itajaí, reconhecidas nacionalmente como um dos maiores pontos de encontro entre músicos de todo o país, são responsáveis por impulsionar ou até redirecionar a carreira dos participantes. Este ano serão oferecidas 27 Oficinas e dois Workshops, num total de 720 vagas. Entre as novidades estão as oficinas de Percussão Corporal, Prática de Big Band e Violino.

Mas os alunos também poderão se inscrever nas oficinas de Acordeom; Arranjo; Bateria; Bateria de Escola de Samba; Canto: Interpretação; Canto: Voz e a Técnica Alexander; Choro; Contrabaixo Elétrico (intermediário e avançado); Guitarra (intermediário e avançado); Harmonia na Música Popular; Improvisação; Percussão (intermediário e avançado); Prática de Conjunto; Musicalização; Prática de Coro Cênico; Ritmos Brasileiros Aplicados ao Piano; Sopros; Teclado; Viola Caipira; Violão (intermediário e avançado); e nos Workshops de Pandeiro e Sopros.

Durante oito dias a música toma conta dos palcos, ruas e praças da cidade. Além dos Shows Nacionais, shows de abertura com músicos locais e Oficinas de MPB, o Festival conta com vários eventos paralelos. Na Hora da Sineta, espaço destinado para apresentação dos alunos, o público pode conferir, na prática, o que está sendo ministrado nas Oficinas e os estudantes podem trocar experiências e conhecer o trabalho uns dos outros. Após os Shows Nacionais, alunos, professores e músicos da Mostra Nacional fazem da improvisação um show à parte na Jam Session (no Célio´s Restaurante) e na Roda de Choro e Samba (Centro de Cultura Popular – Mercado Velho). Outra novidade será a “MPB no Teatro”, onde músicos locais apresentarão suas performances. O espaço funcionará no Café Teatro, instalado no Teatro Municipal, após a Mostra Nacional.

O 11º Festival de Música de Itajaí terá ainda o Lançamento do Documentário dos 10 anos de Festival, Exposição Fotográfica e várias apresentações dos alunos de percussão do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí que divulgarão o evento em empresas, escolas e praças.

O Festival de Música de Itajaí é realizado pela Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte. O evento é patrocinado pelo Bradesco, Weg, Coqueiro, Gomes da Costa e Klabin, através das leis federal e estadual de incentivo à cultura. O 11º Festival de Música de Itajaí é uma oportunidade do público prestigiar os grandes compositores e intérpretes da MPB e conhecer os novos talentos da nossa música.

As inscrições para as oficinas começam nesta segunda-feira, dia 18, e os ingressos para os shows estarão a venda no Teatro Municipal a partir do dia 1 de setembro.


Mais Informações:
Fundação Cultural de Itajaí: (47) 3348-3610

Nenhum comentário:

Arquivo do blog