sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Inscrições para as Oficinas iniciam na segunda-feira


Abrem na próxima segunda-feira (18), as inscrições para as Oficinas de MPB do 11º Festival de Música de Itajaí, que acontece de 06 a 13 de setembro. Além de proporcionar ao público a oportunidade de assistir a grandes espetáculos musicais, o Festival oferece aos músicos um espaço para a formação, através das Oficinas de MPB. Reconhecidas nacionalmente como um dos maiores pontos de encontro entre músicos de todo o país, as Oficinas são responsáveis por impulsionar ou até redirecionar a carreira dos participantes.

Serão oferecidas 27 Oficinas e dois Workshops, num total de 720 vagas. Para participar o aluno precisa preencher os pré-requisitos de cada curso, como ter domínio técnico do instrumento, fazer leitura de cifras e partituras, construir e tocar escalas. O valor das inscrições é de R$ 30,00 por curso e devem ser realizadas no Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí ou através do site www.festivaldemusicadeitajai.com.br, no link Inscrição Oficina.

Oficina de Percussão Corporal

Uma das novidades desta edição é a Oficina de Percussão Corporal ministrada por André Venegas e Mairah Rocha do Grupo Barbatuques (SP). Esta oficina visa promover o aprendizado de amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo, estimular o contato do aluno com seu próprio corpo, promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias, estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo, desenvolver a coordenação motora e da percepção rítmica, melódica e harmônica. Busca ainda, desenvolver a capacidade de criação musical espontânea tanto individualmente como em grupo e despertar no aluno uma atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente num grupo levando em conta as diferentes qualidades e potenciais de seus integrantes.

André Venegas teve seu primeiro contato com o grupo Barbatuques através da Orquestra Orgânica Performática da ULM com coordenação de Stênio Mendes e Fernando Barba (onde também desenvolveu um trabalho de construção de instrumentos a partir de sucata). Ingressou no Barbatuques em 2001 e participou do lançamento do CD "Corpo do som" e agora do novo CD "O seguinte é esse".

Além de se apresentar com o Barbatuques também ministra oficinas de percussão corporal. Entre 1995 e 2003 trabalhou com o Ilusionista Issao Imamura. Como ator e cantor já participou de vários musicais com a Oficina dos Menestréis tais como: "Good Morning São Paulo", "Colombo", "Puts", "A Televisão Matou a Janela" e "Noturno" (com direção de Oswaldo Montenegro). Trabalhou como assistente de direção com a Cia. de Arte nos anos de 2002 e 2003.

Mairah Rocha formou-se em Canto Popular na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. Cantora e percussionista, Mairah Rocha iniciou seus estudos musicais ainda criança, com cursos de piano, violão, gaita, canto e percussão. Há cinco anos, faz parte do grupo de percussão corporal Barbatuques e em 2005 passou a integrar os grupos Comadre Fulozinha, Seus Cometas e o quarteto vocal Meninas do Varal.

Por cinco anos foi backing vocal da banda de reggae Afetos. Como cantora, participou do grupo Cardume e como percussionista e vocalista, dos grupos de percussão Baque Bolado e Olho da Rua.

Oficina de Prática de Big Band

Ministrada por Rafael dos Santos (SP), esta oficina busca desenvolver a prática de grupo com o estudo de repertório de música popular brasileira escrito especificamente para a formação instrumental: sopros e instrumentos de base (baixo, violão, guitarra, teclado, bateria e percussão). Será realizada leitura e aprimoramento de peças do repertório da música popular arranjados para big band, destacando-se aspectos relacionados a estilo, execução e improvisação, entre outros.

Rafael dos Santos é pianista, arranjador, compositor e professor de Piano (erudito e popular), Improvisação, Arranjo, Música de Câmara e História do Jazz no Departamento de Música, Instituto de Artes da UNICAMP, tendo exercido o cargo de Chefe de Departamento de 1998 a 2002. Participou da comissão responsável pela idealização e implantação da modalidade Música Popular no Curso de Música daquela Instituição, em 1989. De 1992 a 1997 morou nos Estados Unidos, onde, com bolsa do CNPq, obteve o título de Doutor em Música/Piano pela Universidade de Iowa – EUA.

Atualmente coordena juntamente com o Prof. Dr. José Roberto Zan um Grupo de Pesquisa voltado para a história, produção e linguagem da Música Popular, dentro do programa de Pós – Graduação em Música do Instituto de Artes (Unicamp). Como compositor, tem quatro obras para Big-Band publicadas pela Editora Daniel Barry Publications, em Seattle, EUA. Participou como arranjador, diretor musical, regente e tecladista da gravação do CD Tempo da Delicadeza, da cantora Consiglia Latorre, lançado em abril de 2005 pelo Selo SESC. É líder e arranjador do grupo "Café Forte". Rafael dos Santos vem a Itajaí regularmente para monitorar o desenvolvimento dos cursos que são oferecidos no Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí representando a Unicamp, que é a instituição responsável pela grade curricular e seleção dos alunos e professores do Conservatório.

Oficina de Violino

Shinobu Saito (SP), ministra a Oficina de Violino. Doutora em música (performance de violino), formada pela Universidade de Iowa. Trabalha desde 1981 com o método Suzuki, tendo obtido excelentes resultados no ensino de instrumentos de cordas. Em junho de 2006 obteve o Teacher Trainer Certificate da Associação Suzuki Americana (SAA), tornando-se a primeira professora no Brasil qualificada para treinar professores do método Suzuki. Aplica no Brasil o seu conhecimento de orquestras infantis e jovens aprendidas nos Estados Unidos. Trabalhou também no curso de extensão no Departamento de Música da Unicamp regendo uma orquestra jovem de cordas.

De 1997 a 2003 foi coordenadora da orquestra “Oficina de Cordas”, fundada por José Eduardo Gramani, que lançou um CD chamado “Retratos em Vários Compassos” só com músicas brasileiras. Em julho de 2004 foi agraciada com a Medalha Carlos Gomes pela sua contribuição na área cultural na cidade de Campinas.

A Oficina de Violino irá abordar o método Suzuki de violino e os aspectos teóricos e práticos do ensino musical para crianças. A Oficina tem como objetivo fornecer aos professores material e idéias de caráter prático e didático que lhes possibilitem dar aulas interessantes, estimulando assim seus alunos a aprender e tocar violino e viola.

Lista Completa das Oficinas de MPB

As Oficinas de MPB, consideradas o coração do Festival, são ministradas por músicos considerados mestres em suas áreas: Adriano Giffoni (RJ) - Contrabaixo Elétrico (intermediário e avançado); Alessandro Penezzi (SP) - Oficina de Choro; Arismar do Espírito Santo (SP) - Oficina de Prática de Conjunto; Barbatuques – André Venegas e Mairah Rocha (SP) - Oficina Percussão Corporal; Carlos Ezequiel (SP) - Oficina de Bateria (intermediário e avançado); Cecília Cavalieri (MG) - Oficina de Musicalização; Celso Branco (RJ) - Oficina Prática de Coro Cênico; Chico Santana (SP) - Oficina de Bateria de Escola de Samba; Claudio Dauelsberg (RJ) - Oficina de Ritmos brasileiros aplicados ao piano; Debora Gurgel (SP) - Oficina de Teclado; Genil Castro (DF) - Oficina de Guitarra (intermediário e avançado) e Oficina de Improvisação; Ian Guest (MG) - Oficina de Harmonia na música popular e Oficina de Arranjo; Izabel Padovani (SP) - Oficina de Canto: Voz e a Técnica Alexander; Marcelo Martins (RJ) - Oficina de Sopros; Marco Pereira (SP) - Oficina de Violão (intermediário e avançado); Paula Santoro (RJ) - Oficina de Canto: Interpretação; Rafael dos Santos (SP) - Oficina de Prática de Big Band; Rogério Gulin (PR) - Oficina Viola Caipira; Shinobu Saito (SP) - Oficina Violino; Sidinho Moreira (RJ) - Oficina Percussão (intermediário e avançado); Toninho Ferragutti (SP) - Oficina Acordeom; Marcos Suzano (RJ) - Workshop de Pandeiro; Jorginho do Trompete (RS) - Workshop de Sopros.

Mais Informações e ficha de inscrição a partir de 18 de agosto em:

www.festivaldemusicadeitajai.com.br
Fundação Cultural de Itajaí: (47) 3348-3610

Nenhum comentário:

Arquivo do blog